Orquídeas

 

19 de janeiro de 2016, terça-feira, aproximadamente 07:39am

Vocês não tem viço. Sinto muito, mas não mesmo.

Se fossem uma pessoa, seriam provavelmente daquelas que teriam que desenvolver outras habilidades, para “sobreviver socialmente”. Seriam o engraçadão, a inteligente, a Miss Simpatia, ou o amigo de todas as horas.

Ainda assim, pelo menos três meses depois, cá está o vaso, ainda florido, como se fosse um sobrevivente do cotidiano dando seu testemunho.

Vocês, que deveriam ter sido um presente mas foram preteridas, justamente por causa dessa “falta de vida”. Mas falta como, se ainda estão cá quase todas, e as que ainda estão parecem praticamente intactas?

Ainda agora lhes toquei de novo, pra me certificar de que são mesmo de verdade.

“De verdade”.

De verdade vocês obviamente são, ainda que fossem de plástico ou de qualquer outro material.

Mas não; é de matéria orgânica que vocês são feitas. E se hoje mesmo eu lhes “dissecasse” para observar suas estruturas em um microscópio, eu veria as paredes de suas células aqui e ali (será que eu me lembraria dos cortes exatos a se fazer? Já se passaram mais de dois anos).

Dizer que vocês são prova viva do que a resistência é talvez seja um exagero; mas mentira (ou inverdade, se preferirem), não.

Quando penso em vocês, me lembro de, no mínimo, duas pessoas — uma delas muito próxima (e a outra não tão próxima, mas muito importante também).

E penso ainda nas variedades e cores e tamanhos e formas que orquídeas podem ter, e… acabo ficando com dó de vocês. Sinceramente. No entanto (como eu já disse antes), vocês continuam aqui, e é com vocês que eu me depararei amanhã e depois.

Não sei por qual ou quais motivos acabei divagando tanto; queria escrever sobre vocês há algum tempo, e me sinto mal pelo fato de que o texto resultante acabou sendo tão pobre e vago.

Perdoem a minha falta de foco; a minha cabeça anda a mil. Mas mesmo assim vocês foram relevantes o bastante para me fazer sentar e escrever — se é que a intenção vale alguma coisa.

 

Foto2664[1]

Deixe um comentário

