Testemunho 2

“KGB? Que loucura, cara!…”. Foi o que ele disse, passando pelos distintos cavalheiros (cof cof) que tomam café na Boca Maldita. Ou algo muito parecido. Ou eu é que entendi muito mal – o que não é nem um pouco impossível.

“KGB?…” disse a voz, alta, mas muito agradável, por trás de muita sujeira, trapos e uma cabeleira desgrenhada.

Maldito atraso dos ônibus! Eu queria ter escutado muito mais… Por outro lado, não fosse o atraso, nós não teríamos passado por lá na mesma hora.

Pode ter sido eu daqui alguns anos; um esboço prematuro do meu futuro. Mas estarei eu resmungando sobre o quê? Qual é a parte cabeluda da história ou a teoria da conspiração que mais tem a minha cara?

Muitas vezes acho que nem é loucura ou desvario; é só o que a vida vai fazendo da gente. Ou o que permitimos que ela faça conosco.

Hoje a vi novamente, na Santos Andrade. Eu sei que era ela, porque a minha memória não se perde. E porque ela me marcou (será que também vou virar uma “deslocada” habitué de algum canto? – Bom, pensando bem, já sou).

Mas hoje não chorava. Só andava, a passinhos curtos e lentos, do lado da escadaria pra lateral do prédio histórico. “Também quero sair daqui”, quase disse a ela em voz alta. “E bem rápido”. Ela sim me entenderia.

Mas hoje meus pés, muito machucados pela semana e pelos coturninhos, não me permitiram lá muita agilidade. Cada passo de volta foi dolorido, e cada passo (neste mesmo caminho) me levou de volta para um dia mais dolorido ainda.

Ainda não me sinto confortável ao andar por essas bandas. E nem sei dizer ao certo se um dia voltarei a me sentir assim – dentro, é claro, das possibilidades do que é “sentir-se confortável” pra mim.

“Estou ouvindo pela sua voz… Doente de novo!…”. A repreensão não soou rude ou ofensiva, mas só pude balbuciar um “é…” por entre os dentes de um sorriso amarelo.

Não é uma gripe ou virose que realmente me afligem; nestas duas últimas semanas voltei a passar por aquilo que, por falta de nome melhor ou mais acurado, venho chamando de “alucinação”.

Eu sei que não está lá, durante e depois, e eu digo a mim mesma que não está lá. Mas por que é que não me escuto, e não consigo controlar isso?!

Já não vejo mais como escapar… por mais que seja forte a vontade de tocar o “foda-se” e só deixar rolar, acho que chegou a hora de buscar pelo menos mais uma opinião (“você acha que precisa mesmo de remédios?”. Não!; eu acho que preciso de respostas). Mas já sei que ela não virá sem cobrar de mim seu devido preço.

Resta saber se eu poderei pagar.

Disposta a isso, pelo menos por enquanto, eu estou. Por enquanto.

“KGB? Que loucura, cara!…”. Que loucura.

Deixe um comentário

